Museu da Baleia

2010
Governo Regional da Madeira

01.

O Museu da Baleia na ilha da Madeira, encontra-se implantado no lado oriente da ilha, e enquadra-se num conjunto de equipamentos sociais realizados ao longo da última década, e representa o desejo de expor um espólio existente há 50 anos que se pretende divulgar a uma escala internacional, e contribuir para a investigação científica no arquipélago da Madeira.

Pretende também causar a possibilidade inesperada de criar um espaço expositivo fora da cidade capital da ilha – Funchal, integrando-o num ambiente rural, e projectando-o com dimensão e complexidade para uma utilização espacial de grande escala, estando limitado desde logo por estar localizado num lugar remoto e de escala natural muito influente. A sua interioridade e complexidade só são reveladas quando estamos no seu interior, e somos surpreendidos por aninais suspensos com mais de 15 metros.

02.

O edifício incorporado na morfologia do terreno e simultaneamente incluído como elemento da paisagem, desenvolve-se sobre os sucessivos socalcos naturais da topografia até a frente marítima, onde a forma estabelece um estrito diálogo com a paisagem marinha.

Inaugurado em Setembro 2011, o Museu da Baleia já concluído, representa a obra de um edifício cuja principal função será o desenvolvimento da temática da Baleia, para além de outras valências como a monitorização ambiental, pesquisa científica, biblioteca cientifica, auditório, e centro de exposições.